Participação popular e eficiência da gestão pública

Inteligência artificial por uma justiça mais eficiente
8 de Abril de 2019
O que são plebiscitos e referendos?
8 de Abril de 2019

Participação popular e eficiência da gestão pública

A Constituição Brasileira assegura o direito à transparência e à participação popular na gestão pública. São esses dois pilares que constroem uma democracia forte e eficiente, com índices baixos de corrupção e efetividade na administração dos recursos públicos.

A Lei de Acesso à Informação (LAI) representou um grande avanço nesta questão no Brasil, e hoje pode-se dizer que o brasileiro está mais ativo na participação política.

Em artigo no portal “e-gestão pública”, a analista de sistemas Mariana Nascimento destaca as ferramentas que o país já tem para possibilitar ao cidadão uma participação maior na política.

Por meio da tecnologia, é possível avançar neste tema. Além dos tradicionais conselhos municipais, um importante meio de democratização é o Portal do Cidadão, que além da participação melhora o nível de transparência dos governos.

Aplicativos móveis que possibilitam a participação popular também são importantes. O Podemos, com a sua ferramenta, possibilita ao eleitor participar das decisões da bancada e enviar sugestões de projeto de lei.

A participação popular contribui para a construção de um país mais justo, transparente e ético, além de possibilitar aos governantes um melhor diagnóstico dos anseios da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *